Americana registra mais 88 resultados positivos de Covid-19. Não saia de casa sem máscara!

A Prefeitura de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou nesta terça-feira (8) que foram registrados mais 88 novos resultados positivos de Covid-19, sendo 15 após realização de exames PCR e 73 após realização de testes rápidos.

NOVOS SUSPEITOS

Americana também registrou 25 novos casos suspeitos de Covid-19, sendo que todos estão em isolamento domiciliar aguardando os resultados de exames PCR.

QUADRO GERAL

O quadro geral da Covid-19 em Americana é o seguinte: 7.109 casos positivos, sendo 184 óbitos, 16 internados, 292 em isolamento domiciliar e 6.617 recuperados; 186 casos suspeitos aguardam resultados de exames, sendo 31 internados em hospitais e 155 em isolamento domiciliar. Além disso, o município contabiliza agora 11.418 casos que eram considerados suspeitos, mas que já foram descartados pelo resultado de exame negativo.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

A Secretaria de Saúde de Americana informou, nesta terça-feira (8), que a ocupação de leitos destinados exclusivamente para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 é de 43% com respiradores (de 56 no total, 24 estão ocupados) e de 37% sem respiradores (de 71 no total, 26 estão ocupados). Esse percentual leva em consideração todos os leitos do município, tanto do Hospital Municipal, quanto dos hospitais particulares.

A ocupação de leitos apenas no Hospital Municipal é a seguinte: 47% com respiradores (de 17 no total, 8 estão ocupados) e 72% sem respiradores (de 18 no total, 13 estão ocupados). A ocupação de leitos em cada um dos hospitais particulares de Americana está disponível no site: www.americana.sp.gov.br/coronavirus

Ressalta-se que os dados do boletim da Vigilância Epidemiológica com relação aos internados podem ser divergentes dos dados de ocupação de leitos em razão de alguns fatores. O principal deles é que o boletim registra apenas os casos de residentes em Americana e a ocupação de leitos pode ser de pessoas que não residem no município, por isso, não constam no boletim. Outras situações são o tempo de notificação oficial do paciente internado e ocorrências de altas ou óbitos.

COMO SE PROTEJER

O Sindicato reitera sua preocupação com a saúde dos cidadãos e em especial com a dos Servidores. Por isso, selecionamos algumas dicas para reforçar e conscientizar da necessidade de, mesmo agora, nos mantermos atentos ao distanciamento e higienização. Além do uso obrigatória de máscaras.

PALAVRA DA ESPECIALISTA

Segundo Monica Gandhi, especialista em doenças infecciosas da Universidade da Califórnia em São Francisco, é provável que as máscaras, ao bloquear algumas das gotículas portadoras de vírus, reduzam o risco de adoecer gravemente devido à Covid-19.

Quanto mais vírus entra em seu corpo, mais doente você fica. Um pequeno número de partículas virais tem maior probabilidade de ser reprimido pelo sistema imunológico antes de proliferar”, disse Gandhi.

DICAS

Quais os cuidados que se deve ter ao usar a máscara caseira ou de outro tipo?
A lavagem das mãos continua obrigatória e não se deve tocar a máscara com a mão. Na hora de retirá-la, deve-se puxar o laço que prende à cabeça ou tirar o elástico atrás da orelha com os dedos. No caso da máscara de pano, quando retirada deve-se levar para lavar ou colocar num envelope de papel, por exemplo, caso a lavagem não seja imediata. Não se deve deixar a máscara usada, suja ou contaminada exposta, em cima de uma mesa, por exemplo, ou solta dentro da bolsa e sem uma proteção.

Quando se deve trocar a máscara?
Quando ela estiver suja ou úmida, ela deve ser trocada. Por exemplo, quando a pessoa usar a máscara continuamente o dia inteiro, o ideal é haver outra para poder trocar.

Como fazer a higiene da máscara de tecido?
Lavar com água e sabão.

E como fazer o descarte da máscara?
Pode colocar no lixo comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *