Ouça a matéria!
Mais um sindicalista do SSPMA conversou com nossa equipe de comunicação e topou contar parte da sua vida. É a vez do Luciano Lima – nosso segundo secretário. Com 48 anos de idade, 25 anos são dedicados à prestação de serviço na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano no cargo de Tratorista. O companheiro integra a equipe do Sindicato desde 2006 e participa de perto as lutas em prol de um funcionalismo mais forte em Americana.
1) Como você entrou para o funcionalismo?
Eu entrei para o serviço público quando a empresa em que eu trabalhava entrou em situação de falência. Vi a oportunidade através do concurso público – ingressei em 9 de novembro de 1.999.
2) Qual era sua profissão antes de ser Servidor?
Antes de entrar no serviço público, eu era líder na área de segurança industrial.
3) Como descobriu sua vocação para sindicalista?
Eu descobri minha vocação após sofrermos com algumas situações no serviço público, na Administração da época. Nosso presidente, Aires Ribeiro, organizou uma manifestação contra perseguições e a falta de equipamentos de segurança no trabalho. Participei dessa manifestação e vimos resultados positivos: começamos a receber os equipamentos de segurança e o encarregado passou a nos tratar melhor. Percebi que, através da reivindicação do Sindicato com nosso apoio, poderíamos conquistar mais.
4) Em qual área você atua como diretor?
Atuo aqui no Sindicato de Americana como segundo secretário. Muitas das minhas atividades, também, são voltadas à Federação dos Servidores, onde atuo como assessor de regularização de documentos, seja no Ministério do Trabalho ou cartório.
5) Quais os maiores desafios que você já enfrentou?
Enfrentamos um grande desafio com a tentativa da Prefeitura de alterar nosso regime para estatutário. Nossa luta na época era pela implantação de um plano de carreira, o que não ocorreu. Alguns Servidores optaram por não seguir o estatuto e, após uma ação judicial, todos tivemos de retornar ao regime CLT. Foi uma situação difícil ao funcionalismo na época.
6) Como você avalia o funcionalismo em Americana?
Avalio o funcionalismo como composto por funcionários conscientes e sabedores de seus direitos, porém alguns continuam um pouco acomodados. A entidade faz convocações para reuniões, assembleias e comissões, mas às vezes há pouco interesse. Muitos novos trabalhadores não conhecem as conquistas passadas e acham que tudo que temos hoje foi entregue pelos empregadores de forma fácil, mas tudo foi conquistado com muita luta.
7) Destaque alguns ganhos dentro da sua gestão.
Dentro da nossa gestão, destaco a organização das CIPAS, o respeito adquirido da gestão pública, a elaboração de cursos específicos para Servidores, a alteração de grupos e a redução de jornadas de trabalho. Estas conquistas eram reivindicações antigas dos trabalhadores e foram alcançadas gradativamente. Mas, claro, ainda temos muito a conquistar.
8) Deixe uma mensagem para os Servidores
Ainda vale a pena ser Servidor público. Nosso trabalho, feito com muito sacrifício, é para a população e a comunidade ao nosso redor. Vale a pena continuar lutando por um serviço público de qualidade e contra a terceirização, para que o servidor seja mais qualificado e bem remunerado. Não devemos perder a esperança. Acreditamos que conseguiremos um funcionário público mais bem remunerado e valorizado, com seus direitos adquiridos garantidos.