O Sindicato protocolou nesta terça, dia 3 de dezembro, o Ofício nº 23/2024. O documento apresenta diversas solicitações dos Gestores da Educação Básica, Pedagogos e Professores. O objetivo é marcarmos uma reunião com o prefeito Chico Sardelli, com a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento às crianças e adolescentes do município.
Confira a seguir, na íntegra, o manifesto dos gestores municipais
Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Americana/SP, Francisco Sardelli.
Nós, gestores das Unidades Escolares do Município de Americana, equipe técnica de pedagogos e professores da Educação Infantil, vimos, através deste documento, expor nossa preocupação e insatisfação em relação à condução das políticas públicas do município no atendimento de crianças e adolescentes com deficiência nas Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.
O documento é resultado de discussões e sintetiza os problemas que a Educação de Americana enfrenta há tempos, interferindo diretamente na qualidade do ensino e no atendimento à comunidade escolar. A intenção do documento é abrir um caminho para o diálogo com a administração, chamando a atenção para a necessidade urgente de mudanças no atendimento às crianças e ao quadro do magistério.
Cientes de que uma gestão democrática favorece e respeita a participação de todos, fortalecendo o compromisso com a Educação do Município de Americana e elevando-a a um patamar elevado e proficiente, tornamo-nos esperançosos com o compromisso de Vossa Excelência e secretários. Quando pontuamos a necessidade de estruturar o atendimento de crianças e adolescentes com deficiência, estamos mostrando que o que temos feito nos últimos 20/25 anos não é suficiente, adequado e tampouco inclusivo.
Pontos principais
- Necessidade urgente de um trabalho conjunto das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social no atendimento a crianças e adolescentes com deficiência, devido ao crescente número de atendimentos na rede municipal de ensino.
- Deficiência no atendimento do município por falta de especialistas, resultando na falta de agilidade para avaliação e encaminhamento para atendimento interdisciplinar às crianças e familiares, prejudicando o trabalho pedagógico.
- Grande demanda e longas esperas para avaliações nos parceiros e núcleos do CAPSI, APAE e Mãos que Acolhem, prejudicando o atendimento às crianças.
- Problemas de comunicação no setor de fonoaudiologia, resultando em encaminhamentos perdidos e falta de atendimento às crianças.
- Falta de acompanhamento das famílias pela Assistência Social, sem solicitação de informações das unidades de ensino.
- Necessidade de melhoria na estrutura física das escolas para atendimento adequado a crianças e adolescentes com deficiência.
- Falta de formação consistente para professores e grupos de estudo para fortalecer o entendimento das deficiências e o acompanhamento multidisciplinar das crianças e adolescentes.
- Falta de apoio adequado e formação para funcionárias, estagiárias e monitoras que assistem as crianças e adolescentes com deficiência.
- Número excessivo de crianças e adolescentes por sala, com diversas deficiências, prejudicando o trabalho pedagógico e a saúde dos professores.
- Atendimento insuficiente do AEE e da psicologia educacional, devido à grande demanda e à falta de formação específica dos pedagogos.
- Falta de participação de nutricionistas e fonoaudiólogas clínicas para adaptação alimentar de crianças e adolescentes com seletividade alimentar.
Respeitosamente, aguardamos a curto prazo de adequações para que possamos prosseguir com um trabalho que nos dê suporte, qualidade e segurança para o atendimento a todas as crianças e adolescentes do município.
Americana, 3 de dezembro de 2024
Gestores da Educação Básica, Pedagogos e Professores