Ícone do site Servidores de Americana

Cobramos da Prefeitura o acordo de 2019 com pagamento do valor devido

Ameriprev

Após notificação realizada pelo Sindicato ao Ameriprev (Instituto de Previdência de Americana), no qual solicitamos informações quanto ao eventual contrato celebrado entre o Instituto e a Administração, tivemos a confirmação do acordo realizado. Como até o presente momento nenhum Servidor, que não sejam os lotados na Câmara Municipal, recebeu os valores pertinentes deste acordo, notificamos a Prefeitura através de ofício protocolado hoje (20) de forma eletrônica, conforme comprovante disponibilizado aqui no site (clique aqui e acesse).

ENTENDA

O SSPMA intensifica a cobrança pela devolução dos valores pagos pelos Servidores públicos municipais enquanto permaneceram migrados ao regime Estatutário. Uma vez que houve o retorno ao regime CLT, um grande número de trabalhadores faz jus à devolução de pagamentos previdenciários. Isso ocorre porque tiveram alíquotas superiores àquelas devidas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) descontadas em seus vencimentos. Ou seja, a base de cálculo de alguns foi superior ao teto legal do Instituto. A situação é ainda mais delicada para alguns Servidores, que sequer deveriam ter contribuído com qualquer valor, posto já contribuírem com o teto em outros vínculos.

E AGORA?

Nosso presidente Toninho Forti comenta:

“A não devolução dos valores recebidos, seja pela Prefeitura ou pela Ameriprev, pode configurar, em tese, delito de apropriação indébita e, antes de qualquer medida judicial que venha a ser tomada, é nosso dever questionar formalmente a Administração sobre a possibilidade da devolução aos Servidores dos valores devidos sem a necessidade de qualquer intervenção judicial. Esperamos ter sucesso no diálogo e não ter de apelar ao judiciário”.

O ofício encaminhado hoje (20) trata exclusivamente do valor descontado dos Servidores enquanto Estatutários e que seja por diferença de uma alíquota, diferença de base de cálculo ou mesmo inexigibilidade legal, não serão utilizados para pagamento ao INSS. Cobramos informação sobre a devolução do dinheiro, prazos para que ela ocorra e critérios de correção monetária.

Após isso, levaremos a resposta para a categoria para aceitação ou não da formulação de um acordo coletivo para o recebimento. A resposta negativa, ou a ausência da mesma, determinará a tomada das medidas judiciais cabíveis por parte da entidade sindical.

LEIA ABAIXO O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA