Ouça a matéria!
O SSPMA continua na luta permanente em prol dos Servidores de Americana. Desta vez, estivemos em atuação na defesa dos companheiros da Enfermagem. Dia 1º de julho, representantes do Sindicato, Equipe de Enfermagem e membros do Governo se reuniram na Secretaria da Saúde, a fim de definirem um caminho seguro a ser percorrido com a missão de contemplar os interesses coletivos.
➡️ PRESENTES NA REUNIÃO
Pelo Sindicato, compareceram o presidente Toninho Forti e as diretoras Patrícia Oliva Cavicchioli e Isabel Rodrigues dos Santos.
Os representantes Secretaria de Saúde foram: Fábio Joner (secretário-adjunto); Lilian Franco de Godoi dos Santos, Simone Maciel e Fabricia Santa Rosa Adami.
Servidores da Equipe de Enfermagem Atenção Primária.
➡️ DETALHES DA REUNIÃO
A reunião iniciou com um diálogo sobre os protocolos de EAP (Equipe de Atenção Primária) e ESF (Equipe de Saúde da Família). A diretora Simone apontou a necessidade de reorganizar os documentos norteadores dentro do serviço de saúde. Disse que foi criada uma plataforma digital e os profissionais poderão acessar o documento construído por uma Comissão da Secretaria (Hospital, Atenção Primária, Mama Nenê, Fundo Social e Assistência Social).
Segundo Simone, faltam apenas alguns ajustes e logo a plataforma final será apresentado para a Equipe de Enfermagem. Os Enfermeiros reiteraram as cobranças permanentes e notificações efetivadas pelo próprio Coren (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) sobre os protocolos que, na verdade, necessitam desse dimensionamento de procedimentos. Tema será finalizado até o final de julho.
Sobre as ligações de horário de trabalho ou em férias não são permitidas. A Secretaria solicita, caso ocorra, informar imediatamente a diretoria pois as ações estão distantes da legalidade. A coordenadora Fabricia informou que mudanças ocorreram no dimensionamento de enfermagem, o Coren está se adequando e logo haverá orientação para treinar os responsáveis Técnicos das Unidades.
A respeito da chegada dos Gerentes nas Unidades, a Secretaria disse que os cargos não foram criados pela Prefeitura de Americana, na verdade a cidade estava “atrasada” em estabelecer a função, pois outros municípios já possuíam. O cargo de Gerente está previsto na (Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), conforme portaria do Ministério da Saúde visando melhorias das condições de atendimento à população.
Conforme o tempo ia passando, o Ministério da Saúde foi criando estratégias para que o município chegasse em determinado momento até efetivamente credenciar alguns serviços no próprio Ministério, defendendo assim a necessidade da existência do Gerente na Atenção Básica. Americana regulamentou a legislação, quando estabeleceu que o Gerente de Atenção Básica precisava ter o nível superior, não necessariamente na Saúde, além de disponibilidade de trabalhar 40 horas semanais e não poderia compor a Equipe da Unidade.
Na ocasião, a Secretaria da Saúde ofereceu também a oportunidade de os Servidores concursados concorrerem a essa vaga, pois portaria não definia o método contratual. O Gerente tem por meta fiscalizar os serviços e irá coordenar toda a política da PNAB, inclusive as necessidades de cada unidade, quando será entregue o documento da FAQ com a apresentação das atribuições e o que se espera do Gerente de Atenção Básica. De acordo com o secretário adjunto Fabio, a vinda dos Gerentes encaminhará uma padronização e descentralização no serviço de Atenção Básica.
Outro detalhe, é que o Gerente acompanhará os indicadores da unidade, receberá as reclamações do território de atendimento e buscará alternativas para oferecer um suporte ainda melhor à população local. Enfim, o Gerente é membro da equipe, tomará como responsabilidade desde o produto que falta até a questão do atendimento na unidade. O secretário Fábio ainda falou da importância de realização de trabalhos ordenados, que tenham os melhores encaminhamentos e respeito aos colegas.
MUITO IMPORTANTE, SERVIDORES DA SAÚDE: em razão do cargo de Gerente ser novo, o SSPMA assume o compromisso de fiscalizar a sua implantação. “Neste início, vamos acompanhar de perto para conferir a sua eficácia e, se preciso, cobraremos melhorias. Estamos de olho e vamos continuar!”, afirma nossa vice-presidente Patrícia.
PRESIDENTE TONINHO FORTI
“O diálogo constrói e erradica barreiras. A reunião foi muito proveitosa e temos certeza que em breve teremos resultados concretos. Nós como Sindicato estamos na luta permanente para melhorias concretas aos nossos companheiros da Saúde, pois quando tudo funciona adequadamente, a saúde mental dos trabalhadores ficará em dia e a população ganhará com um atendimento ainda melhor. Continuemos em frente.”