Nosso tesoureiro Aires Ribeiro marcou presença, dia 11 de março, no encontro da diretoria executiva da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo), entidade a qual também é presidente, que ocorreu no SFPMIS (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Itapecerica da Serra). Em suma, o objetivo da reunião foi debater a atual situação das entidades sindicais e planejar ações de luta contra o desmonte dos direitos do trabalhador.
O ENCONTRO
Aires comandou os trabalhos do dia. Assim, diversas pautas foram tratadas, tais como: planejamento de ações para 2020; apoio aos Sindicatos filiados por meio de visitas; eleições sindicais; orçamento; convênios e benefícios; entre outros. Outro destaque foi a convocação das entidades para a mobilização do dia 18 de março. Ou seja, trata-se do Dia Nacional de Lutas, protestos e paralisações, definido pelas Centrais Sindicais como oposição aos atuais ataques do Governo aos direitos do trabalhador.
Além disso, uma pauta em destaque no encontro foi a questão do aumento da alíquota previdenciária para Servidores públicos. O assunto gerou grande debate entre os sindicalistas, visto que há várias diferenças entre municípios, como, por exemplo, se há ou não instituto próprio, dívidas com a União, atual porcentagem de desconto, entre outras. Assim, a Federação se propôs a ser protagonista na defesa dos trabalhadores, não só nesta, mas em todas outras vertentes.
BALANÇO
“Estamos lidando com um dos cenários mais complicados que a classe trabalhadora já viveu. Temos um Governo que busca minar nossos direitos e tornar o rico cada vez mais rico. Quem tem experiência no mundo sindical e político sabe das consequências que os Servidores estão passando e ainda podem passar. Contudo, permaneceremos firmes como resistência ao retrocesso. Temos uma equipe de dirigentes que realmente defendem a causa do trabalhador, e é nisso que confiamos para dar continuidade ao trabalho. O encontro de hoje nos serviu para esclarecer tudo isso, mas principalmente para sairmos fortalecidos e motivados a reverter a situação. Seguimos fortes!”, afirma Aires.