Mais de 65% dos Servidores participantes aprovam reivindicações da Campanha Salarial 2026. Outras propostas sugeridas pela categoria serão incluídas na Pauta
Ouça a matéria!
Os Servidores de Americana demonstraram força e participação expressiva na consulta de definição das diretrizes da Campanha Salarial 2026. O resultado do pleito foi 65,4% de aprovação e 34,6% de votos contrários para a pré-pauta elaborada pelo Sindicato. Conforme estabelecido em edital, a assembleia virtual permaneceu aberta por 72 horas consecutivas, entre os dias 12 e 14 de novembro, permitindo a todos os Servidores, filiados ou não ao SSPMA, escolhessem os itens que vão compor a Pauta de Reivindicações por melhores salários e condições de trabalho em 2026.
RESULTADO
Além de seis pontos centrais – incluindo a cobrança por itens não atendidos da Campanha de 2025 -, um espaço dedicado a sugestões recebeu centenas de contribuições dos próprios Servidores. Todas as novas propostas estão sendo analisadas pela diretoria junto ao Jurídico. O objetivo é estruturar um documento final para que as reivindicações de 2026 também contenham os legítimos anseios dos Servidores de Americana.
Para o tesoureiro Aires Ribeiro, a mobilização foi fundamental:
“Consultar a base é o primeiro e mais importante passo para uma negociação forte. O resultado nós dá força e representatividade junto à Administração. Estamos unidos em torno de objetivos comuns”.
Diante do claro respaldo da categoria, o SSPMA formalizará o pedido de abertura da Mesa de Negociações com a Prefeitura no menor prazo possível. A antecipação é considerada estratégica para assegurar tempo hábil de debate e aumentar as chances de avanços significativos para os trabalhadores.
PROPOSTA APROVADA PARA A PAUTA DO EXERCÍCIO 2026:
1) Reposição do INPC acumulado de 1º/3/2025 a 28/2/2026;
2) Aumento real de 5% (cinco por cento);
3) Reajuste de 15% na cesta básica;
4) Implantação do Plano de Carreiras;
5) Plano de medicamentos – Implantação do auxílio (sem limites de quantidade de medicamentos e de valores, com no mínimo 1.000 apresentações contemplando todas as classes terapêuticas e suas subclasses);
6) Continuidade das negociações dos itens da Pauta de 2025 não atendidos.
Nosso presidente Toninho Forti comenta:
“Priorizamos o diálogo, pois é o caminho mais seguro de avançarmos em cada item da nossa pauta. O Sindicato informará todos os passos da Campanha Salarial e o trabalhador continuará muito bem informado, através do site, redes sociais e canais de comunicação oficial como o grupo do WhatsApp. A luta só começou!”.



