Entrevista | Conheça Alexssandro Salles, o Fião, nosso secretário adjunto de Finanças: “Meu lema é Servidor em primeiro lugar”
A cada semana, nossa equipe de comunicação tem a missão de entrevistar uma importante liderança do SSPMA. Neste quadro, nós detalhamos sua trajetória sindical e conhecemos mais sobre a vida de um companheiro do SSPMA. Não é diferente esta semana. O entrevistado da vez é Alexssandro Rogério Salles, o Fião, nosso secretário adjunto de Finanças.
Fião é Servidor público de carreira há 29 anos. Com muita disposição, sempre se preocupou com os interesses e direitos da categoria, mesmo antes de chegar à diretoria do SSPMA. Participou efetivamente dos movimentos do funcionalismo municipal, combatendo o assédio, entre outras ações para beneficiar os trabalhadores. Sem dúvida, o dirigente faz o possível e até um pouco mais que isso para a categoria.
A conversa na íntegra você confere abaixo.
“O sindicalismo unificado é traduzido em ganhos reais para a categoria e, portanto, nossa união é fundamental”
1) Como você entrou para o funcionalismo?
Conheci o mundo sindical em 1996 quando ingressei no funcionalismo público através de contrato temporário. Nessa época obtive uma boa experiência que me cativou e despertou meu interesse de permanecer na área. Com isso, em 1998, fiz concurso público para Ajudante Geral, sendo aprovado entre os primeiros colocados e, logo após, efetivado com muita luta.
2) Qual era sua profissão antes de ser Servidor?
Eu costumava trabalhar sozinho. Era autônomo e vendia panelas de porta em porta na cidade. De certa forma, isso me proporcionou uma boa bagagem para aprender a negociar com os clientes, e hoje continuo usando esse aprendizado, porém o objetivo é sempre o ganho para a categoria através de uma negociação muito mais dura diretamente com a Administração.
3) Como descobriu sua vocação para sindicalista?
Acredito que na minha própria formação de caráter. Através disso, não deixei a oportunidade passar em branco. Desde que assumi o cargo na diretoria procuro estar envolvido e participar da política e das ações sindicais sempre como colaborador. Acima de tudo, aprendi a respeitar todos, independentemente de cargos, posição social ou financeira, além de gostar de participar ativamente das lutas diárias da entidade. Sou um dirigente orgulhoso do que faz.
4) Em qual área você atua como diretor?
Oficialmente atuo como secretário adjunto de Finanças. No entanto, nosso Sindicato defende mais de seis mil Servidores uniformemente, então não me acomodo apenas com meu serviço. Sempre quando possível procuro participar de ações, seja em visitas na base, Campanha Salarial, movimento grevista, protestos, enfim, estou sempre à disposição dos meus colegas de trabalho.
5) Quais os maiores desafios que você já enfrentou?
Ser um sindicalista exige tempo, muitas vezes até demais, causando algumas intempéries, mas com determinação vou vencendo uma a uma. No ramo sindical, sem dúvida, os maiores desafios enfrentados são as péssimas Administrações que não aprendem com os próprios erros. Ano a ano seguem com injustiças para com o funcionalismo em geral, impasses e descasos que continuam a acontecer. Contudo, nosso embate constante vem garantindo condições dignas à categoria.
6) Como você avalia o funcionalismo em Americana?
A crise financeira vem afetando os cofres públicos municipais e isso consequentemente reflete na vida de todos os trabalhadores, não só de Americana, mas de todo o Brasil. A situação não é confortável e nossa briga é constante para melhorar esse quadro. O ideal seria Servidores, administradores e gestores compartilharem direitos e deveres trabalhando lado a lado. Como isso não acontece com a frequência necessária, buscamos melhorias nas condições de trabalho e salário aos companheiros de todas as formas possíveis buscando a Justiça todas as vezes que se faz necessário.
7) Destaque alguns ganhos dentro da sua gestão.
Na minha gestão, juntamente com os demais companheiros da diretoria, o Sindicato conquistou ganhos reais na cesta alimentação, trinta horas de jornada aos profissionais de Enfermagem, mudanças nos salários com ganhos reais em alguns anos e muitos outros avanços sociais. Particularmente acredito na presença do Aires Ribeiro também como um ganho, pois a visão e experiência dele como liderança sindical em nível nacional me ensinaram muito e aos demais membros da atual diretoria.
8) Deixe uma mensagem para os Servidores.
Companheiros, estamos aqui para lutar e defender os direitos de todos. Fui eleito para isso e faço com muita qualidade para que sejam respeitados e valorizados devidamente. Meu lema é Servidor em primeiro lugar. Continuarei traçando esse mesmo caminho sem desviar, determinado em conquistar o melhor para todos. Com lutas, sim, mas com o apoio de todos, elas se tornarão vitórias.