SSPMA fortalece diálogo com a Secretaria de Educação. Confira as respostas da Pasta aos principais questionamentos

SSPMA fortalece diálogo com a Secretaria de Educação. Confira as respostas da Pasta aos principais questionamentos

Ouça a matéria!

Em um encontro produtivo realizado na última quinta, 25 de setembro, representantes do Sindicato avançaram em importantes pautas para os profissionais da Educação. A vice-presidente do SSPMA, Patrícia Cavicchioli, acompanhada pelo presidente Toninho Forti e pela Professora Rosana, representante da Comissão de Professores, debateu demandas prioritárias com o secretário municipal de Educação, Vinicius Ghizini, e a secretária adjunta, Evelene Ponce Medina.

A reunião teve um clima de colaboração e pela busca conjunta de soluções que harmonizem as diretrizes da Administração pública com o bem-estar dos Servidores, um pilar fundamental da atuação sindical.

AVANÇOS IMEDIATOS E PLANEJAMENTO

Foi entregue ao secretário um abaixo-assinado referente ao Ofício n° 29/SEDUC/2025, no qual os profissionais solicitam a manutenção das reuniões pedagógicas no formato remoto, medida que visa garantir a segurança, especialmente no turno noturno. O secretário comprometeu-se a reencaminhar a solicitação para nova análise pela Equipe Pedagógica.

Outro ponto de destaque foi o diálogo sobre a Resolução CNE/CEB n° 1, de outubro de 2024. A secretária adjunta Evelene adiantou que a Pasta está desenvolvendo um programa plurianual que estuda a viabilidade de, a partir de 2026, projetar salas de aula com um número gradualmente menor de alunos, tanto na Educação Infantil quanto no Fundamental. A definição do modelo, no entanto, ainda aguarda o resultado das inscrições nas Creches e NÓS NÃO VIMOS NENHUM DOCUMENTO OFICIAL SOBRE O TEMA: OU SEJA, NÃO HÁ COMPROMISSO POR ESCRITO SOBRE ESTE TEMA. Continuaremos cobrando!

 SINDICATO ACOMPANHA PROCESSOS

A pauta seguiu com a solicitação de criação de um protocolo claro para ações em casos de acidentes dentro das unidades escolares, visando maior segurança jurídica e operacional.

Sobre o período integral, o SSPMA pleiteou uma reavaliação da atividade complementar, argumentando ser necessária uma execução com maior espaço-tempo e sem a constante ausência dos professores essenciais para o programa.

Foi tratada, ainda, a necessidade de um trabalho mais integrado entre as pastas da Educação e da Saúde para o encaminhamento e atendimento de alunos da Educação Especial.

Por fim, sobre o processo de “listão” ou remoção de 2025, a Secretaria sinalizou que, para os Professores, a tendência é que seja feita uma remoção. Para os profissionais de Apoio, a definição final ainda depende de uma avaliação, mas a previsão é que também siga o mesmo caminho.

Patrícia Cavicchioli reforça o compromisso da entidade:

“Nossa luta é incansável pela manutenção de direitos e a excelência do ensino público municipal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *