28 de outubro | Uma data dos verdadeiros heróis da coisa pública. Exigimos valorização!

Quando analisamos o Servidor Público como o verdadeiro herói da coisa pública é uma verdade absoluta. O funcionalismo efetivo é um agente imprescindível para o bom funcionamento de uma cidade, estado ou país. São colunas invisíveis com sustentações permanentes de um sistema, muitas vezes, corrompido, cruel e injusto. Mas, independentemente da situação, o Servidor está lá no dia a dia, atendendo ao povo e prestando seus valorosos serviços.

PENSAMENTO IRRESPONSÁVEL

Quando falam em serviço público, relatam pessoas acomodadas ou descompromissadas com a sua profissão. Mas pelo contrário. São pessoas que enfrentam salários arrochados, falta de benefícios, sofrem com as péssimas condições de trabalho, são desvalorizados e esquecidos por maus políticos. Por exemplo, existem Servidores afastados pela sobrecarga. Tem Professor com trauma e tantos outros profissionais vítimas de um sistema perverso e injusto.

Servidor valorizado é sinônimo de serviços ainda melhores. Servidor reconhecido é quando se cria um Plano de Carreira efetivamente justo. Além disso, Servidor respeitado é quando as Prefeituras, Estados e Governo Federal oferecem boas condições de trabalho. Ou seja, o Servidor é o bem maior de nosso País. São cidadãos que merecem atenção especial, pois são responsáveis pelo bom funcionamento desta Nação. Nós como entidade verdadeiramente representativa reafirmamos neste dia especial nossos compromissos de luta pelo funcionalismo. Juntos sempre seremos mais fortes!

DIA DO SERVIDOR
Também conhecido como Dia do Funcionário Público, a data não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo, ou seja, os Servidores não são obrigados a gozar de folga. A data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas. Existem três principais tipos de servidores públicos: municipal, estadual e federal.

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos Servidores públicos – Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área. Assim, o artigo 236, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

VIVA O SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *