Cozinheiras se unem ao SSPMA e cobram melhorias à Secretaria da Educação. Demandas deverão ser sanadas até agosto!

Cozinheiras se unem ao SSPMA e cobram melhorias à Secretaria da Educação. Demandas deverão ser sanadas até agosto!

Ouça a matéria!


O SSPMA e a Comissão de Cozinheiras da rede municipal realizaram na última quinta, dia 27 de junho, uma proveitosa reunião com representantes da Secretaria da Educação. O encontro teve como foco as reivindicações das profissionais das Escolas municipais e as falhas de comunicação com a equipe da empresa Ômega. A questão de horários foi amplamente debatida e deverá ser resolvida no início deste próximo semestre.

O secretário de Educação Vinícius Ghizini (camisa lilás) não pôde comparecer, pois já havia uma outra reunião agendada. Mas falou conosco brevemente momentos antes de entrarmos no prédio da Secretaria de Educação

Questões

Durante a reunião foram debatidos problemas como o não cumprimento dos horários estabelecidos e a carência de pessoal para substituir trabalhadoras afastadas. Outra questão levantada foi a falta de equipamentos essenciais, como lava-louças, situação vivenciada por algumas colegas. A Secretaria de Educação tomou nota de todos os apontamentos realizados e ficou, inclusive, de passar uma orientação direta aos diretores das Escolas quanto a diversas das questões apontadas pelas Cozinheiras.

Ausência da empresa Ômega

Embora fosse esperada a presença de representantes da Ômega, responsável pelo apoio às cozinhas, eles não compareceram devido a compromissos internos. O SSPMA enfatizou a importância da participação da empresa no próximo encontro. Apesar de termos sido muito bem atendidos pela Evelene Medina e pelo Pedro Nali, temos plena certeza da necessidade de ter essa conversa mais próxima também com quem responde diretamente pela empresa contratada.

Nova reunião agendada

Foi acordado que uma nova reunião será realizada, contando com a presença dos mesmos participantes e da comissão de Cozinheiras, para avaliar as medidas que serão tomadas pela Administração Municipal. Esse encontro será realizado no final de agosto – prazo estipulado pelos representantes do Governo para identificarmos as melhorias exigidas pelas profissionais.

Participantes da reunião  

A reunião contou com a presença de:

➡️ Toninho Forti (presidente);
➡️ Patrícia Cavicchioli (vice-presidente do SSPMA);
➡️ Alexssandro Salles, o Fião (secretário adjunto de Finanças);
➡️ Evelene Ponce Medina (secretária adjunta de Educação);
➡️ Pedro Nali (diretor da Merenda da Secretaria de Educação)

Toninho Forti comenta:

“Estamos saturados de em toda reunião termos de voltar para os mesmos assuntos. É verdade sim que tivemos melhorias em diversas unidades, mas temos muitas Escolas ainda vivenciando problemas desnecessários, tendo em vista a contratação de uma empresa especialmente para fazer essa gestão. Saímos deste encontro com o compromisso de intensificar a pressão para os problemas serem eliminados”, aponta o presidente.

Representantes das unidades escolares ‍

  • Rita Stoque – Tempo de Viver
  • Teresa Moura – Casa da Criança Maira
  • Dalva Alves – Paturi
  • Leomira Francisco – Creche Wanda
  • Leonildes Araújo – Creche CAIC
  • Marcia Silva – Creche CAIC
  • Silvania Araújo – CIEP São Vito
  • Telma Stoque – Escola CAIC
  • Ana Maria Parisotto – Conselho CAE

Todos comprometidos com a busca por soluções e melhorias para as condições de trabalho das Cozinheiras.

Patrícia comenta:

“Através destas reuniões, tendo esse contato mais próximo com a base, a gestão consegue obter uma vivência muito pessoal e verdadeira da realidade por meio da palavra desses profissionais. Isso da mesma forma que eles recebem diariamente pelo corpo de trabalho que eles têm na Secretaria. Uma avaliação real da situação ocorrida dentro do espaço escolar. Agradeçemos a todos pela participação”.

Observação: a Secretaria de Educação não autorizou o registro da imagem de seus representantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *