Entrevista com Maria Aparecida Scalabrin (Cida da Saúde) | Diretora do SSPMA compartilha sua trajetória e desafios
Ouça a matéria!
Neste mês de dezembro, a equipe de comunicação do Sindicato conversou com a nossa diretora Maria Aparecida Scalabrin, mais conhecida como Cida. A Servidora ingressou no serviço público no dia 12 de dezembro de 2011, completando agora 13 anos de atuação como Servente Hospitalar na Secretaria de Saúde.
Ela compartilhou um pouco sobre as atividades desenvolvidas como diretora e também dentro da Secretaria de Saúde e suas perspectivas para os próximos anos nas lutas em prol de direitos e conquistas aos trabalhadores.
COMO VOCÊ ENTROU PARA O FUNCIONALISMO?
Entrei para o funcionalismo público em 2010, através de concurso público e inicie as atividades no dia 12 de dezembro de 2011.
QUAL ERA SUA PROFISSÃO ANTES DE SER SERVIDORA?
Comecei a trabalhar aos 12 anos de idade na área têxtil, fazendo um pouco de tudo. Trabalhei em várias funções, desde máquina de espuladeira e urdideira até suplente de tecelão. Acompanhei toda a mudança tecnológica do setor têxtil. Em 1997, comprei um comércio, onde trabalhei até 2009. Após vender o comércio, prestei concurso público, fui aprovada e estou até hoje.
COMO DESCOBRIU SUA VOCAÇÃO PARA SINDICALISTA?
Sempre lutei pelos meus direitos, respeitando as hierarquias tanto no setor privado quanto no público, mas nunca aceitei abaixar a cabeça para coisas erradas. Quando recebi o convite para participar do Sindicato, aceitei, pois sempre lutei pelo direito dos trabalhadores, respeitando todos, mas buscando sempre o certo.
EM QUAL ÁREA VOCÊ ATUA COMO DIRETORA?
Atuo mais na área da Saúde, mas sempre que necessário, ajudo em outros setores. Acredito que o diretor sindical não pertence a uma única área; sempre que um Servidor precisa de ajuda, independentemente da área, estamos lá para apoiar.
O QUE FALTA PARA MELHORAS CONCRETAS EM AMERICANA?
Eu acredito que seria melhor fazer mais concursos públicos para suprir a demanda necessária. Sou totalmente contra as terceirizações e contratações temporárias. Deveria haver mais Servidores trabalhando em prol do cidadão e um Plano de Carreira para incentivar os Servidores a continuarem na luta.
DESTAQUE ALGUNS GANHOS DENTRO DA SUA GESTÃO
Tivemos aumento real de salário nos últimos anos, mesmo que pequeno, foi acima da inflação. Em muitos lugares, os aumentos foram apenas para reposição da inflação, mas aqui conseguimos um pouco mais. No entanto, ainda não é suficiente para repor todas as perdas salariais que tivemos nos últimos anos. A luta continua, e quem sabe conseguimos um pouco mais ainda.
DEIXE UMA MENSAGEM PARA OS SERVIDORES
“A luta pelos direitos dos trabalhadores nunca acaba. Sempre respeitamos hierarquias, mas nunca abaixamos a cabeça para o que está errado. Continuem lutando pelo que é certo e nunca desistam de seus direitos. Juntos, podemos alcançar mais conquistas.”