Concessão da água em Americana é uma ameaça real: população precisa dizer NÃO! ASSINE O ABAIXO-ASSINADO

Concessão da água em Americana é uma ameaça real: população precisa dizer NÃO! ASSINE O ABAIXO-ASSINADO

Estão tentando entregar o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana à concessão. Mas o que parece ser uma “solução” pode, na verdade, se transformar em um problema grave para toda a população.

A experiência de várias cidades no Brasil e no mundo mostra que a privatização ou concessão de serviços essenciais, como água, saneamento e energia, trazem aumento nas tarifas, piora nos serviços e perda de controle público.

A CONTA SEMPRE SOBRA PARA O POVO

Veja o que aconteceu em outras cidades e empresas após privatização:

Sabesp (SP): após anúncio de privatização, já se fala em aumento de até 200% nas contas de água, além de riscos à qualidade do serviço e impactos diretos no SUS, como a redução de sessões de hemodiálise devido ao custo da água hospitalar.

Itu (SP): a cidade enfrentou uma verdadeira tragédia hídrica após a privatização, com desabastecimento, tarifas abusivas e serviços precários. A pressão popular foi tão grande que o saneamento teve que ser reestatizado.

Sumaré (SP): após terceirizar o serviço, os moradores enfrentaram aumento da tarifa mínima e piora no atendimento. O Ministério Público precisou intervir.

Jaguariúna (SP): a mobilização popular impediu a privatização da água, com vitória judicial contra a entrega à iniciativa privada.

ÁGUA NÃO É MERCADORIA

Ao privatizar, o objetivo da empresa deixa de ser o bem-estar da população e passa a ser gerar lucro para acionistas. Com isso:

  1. Os investimentos diminuem e os problemas aumentam;
  2. A fiscalização se torna mais difícil, já que o contrato protege o lucro da empresa;
  3. O município perde o controle sobre tarifas e decisões técnicas;
  4. A população paga mais caro por um serviço pior.

 O DAE DE AMERICANA É DO POVO!

O DAE é um patrimônio da cidade. Não podemos permitir que seja entregue a uma empresa que só pensa em lucro. Água é um direito, não um negócio!

É hora de se posicionar! A história mostra que quando a população se organiza, a privatização ou concessão pode ser barrada. Vamos fazer o mesmo em Americana!

ASSINE O ABAIXO-ASSINADO CONTRA A CONCESSÃO DO DAE!
Participe da mobilização popular. Diga NÃO à entrega do nosso bem mais precioso!

Compartilhe com amigos, familiares e colegas de trabalho. Juntos, somos mais fortes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *