Entrevista | Toninho Forti, presidente do SSPMA: “Esperança é a palavra que nos move nesta luta por direitos”

Entrevista | Toninho Forti, presidente do SSPMA: “Esperança é a palavra que nos move nesta luta por direitos”

Ouça a matéria!

 

Antônio Adilson Bassan Forti, mais conhecido como Toninho Forti é o atual presidente do SSPMA. O sindicalista conversou com nossa equipe de comunicação e topou contar parte da sua vida e trajetória na entrevista dessa semana. Filho de um comerciante e uma Professora, Toninho nasceu na cidade de Pacaembu, e após sua família enfrentar dificuldade com os negócios na região, resolveram se estabelecer no município de Americana.

Com 69 anos de idade, 41 anos são dedicados à prestação de serviço na Câmara Municipal de Americana no cargo de Coordenador de Assessoria e Cerimonial. Atualmente, lidera com maestria e faz uma gestão muito eficiente, considerando os contratempos vividos nos últimos anos. Observador, faz disso uma das suas maiores estratégias de luta, e, por isso, consegue trazer ganhos fundamentais para o setor público. Com serenidade e personalidade, traça uma carreira repleta de superações. Conheça essa história.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

1) Toninho, quais ofícios exerceu antes de se tornar Servidor de Americana?
Com cerca de 12 anos já trabalhava no armazém do meu pai. No entanto, depois que as circunstâncias o obrigaram a fechar as portas, arrumei um trabalho em uma padaria como auxiliar de serviços gerais. Aos 14 tirei minha carteira profissional e conquistei meu primeiro registro como empacotador nas Lojas Pernambucanas.

Depois, quando mudamos para Americana, trabalhei na indústria têxtil, mas sempre na área administrativa, no setor de finanças. Com o passar do tempo, fui a São Paulo estudar Ciências Sociais e trabalhei no ramo de placas e serigrafia para poder me manter. Finalmente, após essa experiência, voltei para cá e permaneço até o momento.

2) Como iniciou sua trajetória no municipalismo?
Na verdade aconteceu quase que por acaso, de uma maneira bastante natural. Na época, o prefeito me convidou para assessorá-lo no gabinete como Assessor e passei a Coordenador. Permaneci no cargo por várias gestões. Em 1990, fui transferido para a Câmara, e passei, também, a coordenar a assessoria de cerimoniais, atividade em que estou ligado até hoje.

3) Como foi o processo de inserção no meio sindical?
Entrei para o Sindicato a convite do Aires Ribeiro, que na época estava formando um grupo para estruturar o SSPMA e julgou importante minha participação, devido minha experiência na Câmara. Foram anos de muitas lutas para conseguir organizar a categoria e conquistar avanços que perduram até hoje. Inicialmente, exerci o cargo de secretário-geral por alguns mandatos.

4) Como conseguiu chegar à presidência do SSPMA?
Sempre tivemos uma diretoria muito sólida, profissionalmente falando, e, com o passar do tempo, o Aires começou a desenvolver o projeto nacional que resultou na consolidação da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo) e da CSPM (Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais do Brasil).

Devido a ascensão da Federação para atender ao crescimento das demandas, seu tempo começou a ficar mais escasso. Em 2014, depois da realização de novo pleito, recebi a faixa presidencial (risos).

5) Quais as maiores dificuldades que já enfrentou ou enfrenta em prol do Servidor?
Diante da dificuldade causada pela crise financeira lá em 2014, em que o município se encontrava atolado em dívidas, por mais irônico que pareça, a luta foi para manter os empregos e defender às conquistas alcançadas, pois foram questionadas pelo Executivo. Inclusive, chegaram acionar a Justiça com a finalidade de retirá-los. Como entidade representativa lutamos para deter estes retrocessos.

6) E como é a relação atual do Sindicato com a Administração Municipal?
Somos bem recebidos em todos os setores. Nossa linha de atuação é buscar a solução por meio do diálogo. Sobretudo, esperamos continuar sempre a debater as demandas do funcionalismo desta maneira consensual e ordeira.

7) Quais as principais características que um dirigente sindical precisa ter?
Um diretor precisa ter, antes de tudo, determinação e estar sempre disposto para lutar e defender o Servidor em seus interesses. No nosso caso, representamos mais de cinco mil Servidores, cada um com características peculiares, regados por sonhos e projetos pessoais. Por isso, também é necessário ter muita paciência e tomar bastante cuidado para não entrar em certas discussões.

8) Quais as principais conquistas do SSPMA para os Servidores?
Acredito que as duas maiores conquistas dos últimos anos sejam as 30 Horas da Enfermagem e a implantação do Ameriprev. Também atuamos firmemente na recuperação dos salários em vários setores e a redução da carga de algumas áreas, principalmente as que praticam atividades insalubres. Além disso, temos uma entidade organizada e oferecemos diversos benefícios aos Servidores associados. Tudo é fruto de um trabalho conjunto.

10) Deixe uma palavra para o Servidor de Americana.
Esperança é palavra que nos move. Apesar de críticas, temos contado com o apoio maciço da população, que entende nossas dores e sabe da nossa luta para manter a prestação de um serviço público de qualidade e com muita dignidade. O momento exige muita união e participação para que possamos avançar em nossas reivindicações. Espero corresponder às expectativas da categoria e o Sindicato, a casa do Servidor, estará sempre de portas abertas para recebe-los. Contém conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *