SSPMA, Coren-SP e Servidores da Enfermagem unem forças em defesa da jornada de 30 horas dos profissionais

SSPMA, Coren-SP e Servidores da Enfermagem unem forças em defesa da jornada de 30 horas dos profissionais

Ouça a matéria!

A direção do Sindicato, acompanhada pelo Dr. Antônio Duarte Júnior, responsável pela assessoria jurídica, recebeu na última sexta. 19 de setembro, representantes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). O encontro teve como foco central o combate à recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que declarou a inconstitucionalidade da lei municipal que garante a jornada de 30 horas semanais para a categoria, sem redução de vencimentos.

A presença de representantes do Coren-SP, como o primeiro-tesoureiro Luciano Santos e os conselheiros Ivan Santana, Bruna Souza e Maria Edith de Almeida, simboliza um importante reforço em nossa luta. Eles reafirmaram o compromisso da entidade em monitorar de perto a situação e oferecer total suporte jurídico e de orientações aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de enfermagem do município. O alinhamento entre o Sindicato e o Conselho cria uma frente única e robusta na defesa dos direitos conquistados.

Do ponto de vista técnico, o Coren-SP sustenta que a carga horária de 30 horas é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida vai muito além de um benefício: trata-se de uma questão de saúde pública e qualidade do serviço. Entre as vantagens comprovadas, estão a preservação do bem-estar dos profissionais, a diminuição de faltas, afastamentos por adoecimento e a erradicação do presenteísmo (quando o funcionário está no local de trabalho, mas não produz com efetividade), resultando diretamente em um atendimento mais seguro e humano à população de Americana.

Diante desse cenário de incertezas, o presidente do SSPMA, Toninho Forti, pontua:

“Esta luta não é apenas pela manutenção de um direito, mas pela valorização de quem cuida da nossa saúde. A jornada de 30 horas é um avanço e não vamos aceitar nenhum passo atrás. Contamos com a união de toda a categoria e com a parceria fundamental do Coren-SP para vencer mais esta batalha. Seguiremos firmes, com todas as ferramentas disponíveis, para assegurar uma condição de trabalho justa e digna aos profissionais de Enfermagem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *