Todos contra a dengue | Vem aí o “Dia D” de mobilização e o SSPMA está nesta jornada!

Todos contra a dengue | Vem aí o “Dia D” de mobilização e o SSPMA está nesta jornada!

Ouça a matéria!

Nossa vice-presidente Patrícia Cavicchioli participou na última sexta, dia 4 de abril, de um importante evento da Secretaria da Saúde. Foi realizada reunião da Sala de Situação Municipal de Prevenção e Controle de Arboviroses*. Na ocasião, foram debatidas estratégias para reforçar a conscientização sobre a epidemia de dengue e promover, em breve, um “Dia D” de mobilização. Patrícia também passou a integrar o grupo de articulação no município de Americana.

Até esta sexta (4), a Vigilância Epidemiológica confirmou 4.872 casos positivos e 17 óbitos relacionados à doença no município em 2025. As regiões com os maiores números de casos são Cidade Jardim (318), Antônio Zanaga (241), Parque da Liberdade (238), Jardim da Paz (184) e Jaguari (160).

O QUE FAZER?

Na estrutura da rede pública de saúde, casos leves – como febre, dor no corpo, dor de cabeça e mal-estar – devem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde são feitos os testes rápidos. Para sintomas persistentes, fatores de risco (como hidratação inadequada e febre contínua) ou em pacientes vulneráveis – idosos, gestantes e crianças menores de dois anos –, o recomendado é buscar o Pronto Atendimento do Antônio Zanaga ou as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) São José, na região da Cidade Jardim, ou Dona Rosa, na região do Parque Gramado.

A Secretaria de Saúde também chama a atenção para os cenários graves, com pacientes com sinais de alerta, como sangramentos, hipotensão persistente, vômito constante e presença de comorbidades. Nestes casos, é importante se dirigir rapidamente ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

*A Sala de Situação é a responsável pela coordenação das ações e pelo monitoramento dos indicadores epidemiológicos, como incidência de casos, taxa de letalidade e índices de infestação, com a participação de diferentes setores da Administração municipal.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *