ATENÇÃO | SSPMA alerta Servidores sobre tentativa de estelionato

O SSPMA alerta os Servidores para se precaverem de bandidos que tentam aplicar golpes por meio de contatos telefônicos, correspondências endereçadas, links suspeitos via e-mail ou WhatsApp. Esse tipo de fraude não é recente, mas exige cuidado e atenção por parte de todos. A Dra. Ana Paula Caricilli, advogada do Sindicato, orienta que, nesses casos, o Servidor não retorne o contato ou informe dados pessoais.

Relatos de pessoas que receberam este documento falso foram registrados em Campinas pelo Camprev (Instituto de Previdência Social do Município de Campinas) e, recentemente, em Americana. Nossos diretores foram questionados e alertaram sobre o golpe. Estejam sempre alertas!

SOBRE O DOCUMENTO FALSO

Os estelionatários encaminham correspondência e se identificam como funcionários do 1º Cartório de Precatório de São Paulo. De posse dos dados do beneficiário, afirmam que ele possui uma quantia a receber dos planos da (Capemi, Caixa de Pecúlios, Gboex, Montepio, Mongeral, PreviOuro), referente à ação pública coletiva indenizatória.Geralmente uma quantia alta, proveniente de uma ação antiga das seguradoras que estava bloqueada na Justiça, com valores depositados em juízo, com data anterior ao ano de 2005.

A partir daí acontece à tentativa de extorsão. Os fraudadores informam que, para que montante seja liberado, o beneficiário deve fazer o agendamento prévio pelo telefone, depositar um determinado valor na conta informada – custas do processo – para ter a liberação da indenização e comparecer junto ao cartório para o devido resgate, com urgência. Caso contrário, o cidadão corre o risco de perder o direito de receber o dinheiro.

O QUE PODE SER FEITO

Estelionatários sempre se utilizam desse tipo de argumento para enganar as pessoas (valores atrasados ou que não foram pagos, pendências, etc.). Em casos como este, o beneficiário pode registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima (é preciso levar cópia da correspondência, com o nome e telefone, para auxiliar as investigações) ou ignorar completamente e não retornar o contato.

CONFIRA NA ÍNTEGRA O DOCUMENTO

ENVELOPE DO DOCUMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.