Coronavírus | Americana lidera notificações trabalhistas decorrentes

Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15ª Região coloca Americana em primeiro lugar no número de denúncias trabalhistas relacionadas ao novo Coronavírus. Os números são da Região do Polo Têxtil e considera os apontamentos até 17 de junho. Em síntese, a cidade registrou 32 queixas, a maioria ligada à falta de suporte pelo empregador para os trabalhadores exercerem suas atividades com segurança durante a pandemia.

Confira as denúncias por cidades

Americana – 32
Hortolândia – 12
Nova Odessa – 7
Santa Bárbara d’Oeste – 5
Sumaré – 5

Total: 61 denúncias trabalhistas que têm como causa a pandemia do Coronavírus

Em entrevista ao jornal “O Liberal“, a procuradora e coordenadora do grupo de trabalho Covid-19 no MPT, Marcela Monteiro Dória, fala sobre a maior parte das denúncias ser sobre a falta de distribuição de máscaras, álcool em gel e demais itens de proteção aos trabalhadores.

Também tiveram aquelas denúncias de empresas que não poderiam estar trabalhando em razão das restrições da autoridade sanitária e estavam funcionando, expondo os trabalhadores ao risco. Além de denúncias de verbas trabalhistas, com empresas que deram férias ou suspenderam os salários e não fizeram pagamentos.”

NÚMEROS

Primeiramente foram mais 1.500 denúncias denúncias recebidas pelo MPT desde março, início da pandemia no País. Destas, 693 foram da nossa região em Campinas. Em seguida foram instaurados 149 inquéritos civis, 355 procedimentos preparatórios (que antecedem a instauração de inquérito), 61 mediações para solução de conflitos trabalhistas e 15 ajuizamentos no período.

COMO DENUNCIAR

O MPT orienta que as denúncias sejam feitas preferencialmente pelo aplicativo MPT Pardal, disponível para Android e iOS. Mas também é possível realizar pelo formulário disponível no site www.prt15.mpt.mp.br. O atendimento telefônico é através do número (19) 3796.9601.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *