ENEM 2021 | Confira as particularidades do próximo exame em novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) irá acontecer em todo o País em menos de dois meses. Devido à pandemia, algumas particularidades estão em vigência. Por exemplo: estudantes isentos em 2020 e não realizadores do exame no ano da matrícula podem se inscrever no exame de 2021 ainda com isenção até este domingo (26). Este grupo conseguirá fazer as provas apenas em 2022 – se nada mudar até lá. Os demais inscritos poderão fazer a avaliação (tanto a versão digital quanto a impressa) nos dias 21 e 28 de novembro.

STF – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Outro ponto é o fato do STF (Supremo Tribunal Federal) aguardar o Ministério da Educação prestar informações sobre a reabertura de inscrições do Enem para isentos. O Governo deveria liberar a inscrição de uma forma geral, mas restringe a medida apenas aos estudantes faltantes do ano passado. Até o momento, não houve resposta – caso tenha uma posição divergente da conduta adotada pela Pasta, alterações significativas no calendário podem acontecer.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E PROGRAMAS DO GOVERNO

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes podem pleitear financiamento estudantil em programas do Governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do exame possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.