Janeiro Branco | Cuidados com a saúde mental podem salvar milhões de vidas!
Janeiro foi escolhido como o mês da saúde mental, tendo o branco sua cor simbólica. O objetivo da campanha é sensibilizar a população quanto à importância da prevenção à depressão e ansiedade, estimulando ao cuidado com a saúde mental e bem-estar, principalmente neste período de pandemia.
A depressão, um dos problemas mais comuns da saúde mental, pode afetar qualquer pessoa, inclusive aquelas que parecem viver em circunstâncias relativamente ideais. A depressão e ansiedade levam a consequências graves, como automutilação e até ao suicídio. Vários são os motivos: estresse crônico, disfunções hormonais, vícios (cigarro, álcool ou outras drogas), experiências de violência doméstica, abusos, desemprego ou conflitos no ambiente de trabalho, separação conjugal, entre outros.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a depressão atinge 5,8% da população brasileira, e distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3%. Ainda segundo a OMS, o número de pessoas diagnosticadas com alguma doença emocional tem aumentando e isso pode ser visto como um maior cuidado em saúde mental, maiores e melhores recursos para o diagnóstico e tratamento. Este número pode revelar, entretanto, estarmos emocionalmente mais doentes e vulneráveis, sobretudo após a pandemia.
ONDE BUSCAR ATENDIMENTO
Uma pessoa necessitada de atendimento em saúde mental deve, primeiramente, buscar acolhimento na rede de atenção básica mais próxima de seu domicílio. Em caso de maior desorganização, violência ou ameaça contra si ou outra pessoa, é preciso acionar o Serviço de Urgência 192 para ser encaminhado ao atendimento hospitalar. Outros sinais como isolamento extremo, ausência de cuidados consigo, luto prolongado ou alteração brusca e/ou intensa da rotina, também exigem cuidados urgentes dos serviços de saúde. Para receber atendimento no CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), a pessoa deve procurar a unidade de saúde básica mais próxima de sua casa. Havendo necessidade de um tratamento de ampla complexidade, a própria unidade faz o encaminhamento ao Centro.
Muitas pessoas chegam espontaneamente, também encaminhadas pela equipe de Saúde, ou até mesmo de hospitais e prontos-socorros. Todos os casos passam por uma avaliação da equipe multiprofissional e são atendidos em locais adequados e de acordo com as suas necessidades.
UM BOM MOMENTO PARA RECOMEÇAR
Alguns motivos justificam o porquê janeiro foi designado para esta campanha. Neste mês, as pessoas têm a sensação de um recomeço, muitos planos e novo estilo de vida. Além disso, é comum experimentar alguma tristeza ou angústia durante a passagem do ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas ainda estão fragilizadas por isso. É uma situação oportuna para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.
COMO MANTER A SAÚDE MENTAL?
- Não se isole ao enfrentar um desafio ou problema;
- Reforce seus laços familiares e de amizade – estar ao lado de pessoas que te querem bem ajuda sempre;
- Diversifique os seus interesses – que tal uma nova rotina – atividade física ou um novo hobby;
- Mantenha-se intelectualmente e fisicamente ativo. Leia um livro, assista filmes, desenhe, procure fazer artesanato, caminhe no parque, passeie com seu cachorro, por exemplo;
- Consulte um profissional de saúde perante sinais ou sintomas de dificuldades emocionais;
- Evite abuso de álcool e outras drogas.