Vacinação | Campanha contra a gripe em Americana é prorrogada até dia 31 de agosto

A Vigilância Epidemiológica de Americana prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe na cidade. Assim, a nova data estende a ação até dia 31 de agosto ou enquanto durarem os estoques. A prorrogação foi anunciada porque alguns grupos prioritários ainda não atingiram a meta preconizada pelo Governo do Estado e existem doses da vacina disponíveis. Portanto, as pessoas que não se imunizaram podem comparecer no horário das 8 às 16 horas, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta.

Desde o início da campanha, no dia 23 de março, já foram vacinadas 85.264 pessoas em Americana. A imunização dos grupos prioritários ainda está abaixo da meta estimada, que é atingir 90% do público alvo. Segundo a Prefeitura, alguns grupos prioritários que ainda não atingiram a meta de 90% no município são: crianças – 65,90% de cobertura (8.725 doses aplicadas) e gestantes – 60,93% de cobertura (1.140 doses aplicadas). Americana ainda possui aproximadamente seis mil doses da vacina disponíveis.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

O Brasil possui o maior programa público de imunização do mundo. Em suma, são distribuídas mais de 300 milhões de doses de imunobiológicos anualmente. O Programa Nacional de Imunização (PNI) conta com 37 mil postos públicos de vacinação de rotina em todo o País, sendo que em campanhas realizadas anualmente este número chega até 50 mil postos e 51 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

A vacina tem como finalidade a proteção contra os vírus do tipo Influenza A (H1 N1), (H3 N2) e Influenza B. E mesmo não sendo eficaz contra o novo Coronavírus (Covid-19), é uma forma de auxiliar os profissionais da saúde e proteger a população. Ajudando a descartar influenzas na triagem e colaborando na velocidade do diagnóstico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *