Reunião com o secretário Vinicius Ghizini pontua questões urgentes da Educação de Americana

A diretoria do SSPMA esteve presente nesta terça, dia 7 de junho, na Secretaria de Educação. Fomos levar ao secretário Vinicius Ghizini diversas demandas do setor. Como tem sido frequente, conseguimos um diálogo bastante produtivo. Apresentamos nossos levantamentos quanto às necessidades verificadas junto aos Servidores. A compensação intrajornada esteve em primeiro plano e devemos evoluir neste tema. 

PARTICIPARAM DA REUNIÃO:

➡️ Toninho Forti (presidente);
➡️ Patrícia Oliva Cavicchioli (vice-presidente);
➡️ Vinicius Ghizini (secretário de Educação);
➡️ Evelene Ponce Medina (secretária adjunta);
➡️ Graciete Pereira da Silva (diretora da Educação Básica).

1) Acordo coletivo para compensação de horas durante intrajornada

Foi o tema inicial da conversa. Articulamos um acordo coletivo aos Professores, uma solicitação antiga do setor. Assim como disposto no inciso III, do artigo 611-A, da CLT determina:

O acordo coletivo pode dispor sobre intervalo intrajornada respeitado o limite mínimo de 30 minutos para jornadas superiores a seis horas”.

Se avançarmos neste sentido, vamos beneficiar centenas de Servidores. A boa notícia é que o secretário enxerga como possível celebrar a mudança, mas claro, se faz necessária a análise jurídica. Devemos ter novidades na próxima reunião 😃.

2) Mudança de grupo salarial dos Serventes, Ajudantes Gerais e demais setores

Nosso presidente Toninho Forti apresentou o abaixo-assinado dos Serventes de Escolas, Hospitalares e Ajudantes Gerais. Os companheiros reivindicam mudança do grupo salarial. A demanda também foi oficializada ao prefeito Chico Sardelli. Nosso objetivo é o secretário tomar ciência do documento. É um item, inclusive, parte da Pauta de Reivindicações.

Mas nós queremos abranger também outros setores, como por exemplo, os escriturários. O abaixo-assinado reforça nosso pedido. Esperamos a abertura de diálogo com a Prefeitura.

3) Reuniões pedagógicas de forma híbrida

Solicitamos a possibilidade das reuniões pedagógicas e estudos serem realizadas de forma remota. Atualmente, elas são somente presenciais. Apresentamos um outro abaixo-assinado, desta vez dos Professores, com a reivindicação. A pandemia provou o quanto é possível fazer a dosagem de forma harmoniosa. Isto é primordial no apoio à rotina dos profissionais e será considerado pela Secretaria.

4) Reuniões de estudos para diretores

Pedimos também a ampliação das reuniões de estudo aos diretores. A ação fará a diferença na construção de um ensino forte em Americana. Temos a promessa do assunto ser visto brevemente.

5) Salas de grupos de Creche

Já tínhamos formalizado um tempo atrás a questão. Pedimos um olhar mais sensível às classes multisseriadas. É preciso analisar com rigor nessa formação de grupos:

  • a questão das faixas etárias das crianças;
  • a formação, em si, destes grupos,

A diretora Graciete disse estar em busca da reorganização de algumas salas para o segundo semestre e que farão essas observações. 

6) Retroativo do Piso Nacional dos Professores

Também conversamos com o secretário sobre o pagamento do retroativo do Piso Nacional aos Professores. Sobre este tema, Vinicius solicitou o encaminhamento de ofício de modo a ser feita uma análise. Queremos, obviamente, o direito de todos receberem o pagamento.

7) Concurso público

Sobre a questão do concurso público, o secretário informou estar no aguardo do prefeito Sardelli, em breve, realizar um pronunciamento. O Sindicato, como sempre, atua forte também nesta questão!

8) Progressões do Plano de Carreira

Finalizamos com a solicitação do pagamento das progressões previstas no Plano de Carreira. Tivemos resposta de que “já está no Departamento de Informática” a contabilização dos valores. Apesar disso, eles não deram uma data precisa de retorno. A ideia dada, informalmente, é finalizarem neste semestre. De todo, se comprometeram a falar no setor e verificar uma previsão mais objetiva.

Patrícia Cavicchioli 🗣️

Sabe quando você vai a um encontro e sente receptividade? Foi assim! Levamos assuntos delicados à mesa e tivemos as tratativas realizadas com a seriedade exigida. Agora, é nosso papel fiscalizar de perto a efetivação das reivindicações e compartilhar sempre com a base todos desdobramentos”, comenta nossa vice-presidente.

Toninho Forti 🗣️

Vamos continuar na cobrança por melhorias concretas em prol do bom andamento de todos os serviços. Assim teremos um atendimento de qualidade às nossas crianças e jovens e também um avanço na qualidade do serviço prestado pelos profissionais da Educação”, avalia o presidente do SSPMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.